Jogadores do Flamengo unidos pela Taça Libertadores
Falta um mês! No próximo dia 5 de março, o Flamengo estreia na Taça Libertadores da América contra o San José, da Bolívia, na altitude de 3.700 metros de Oruro. A torcida rubro-negra, que anda empolgada com o time, ao mesmo tempo controla a ansiedade para dar início a uma nova caminhada em busca do bicampeonato do principal torneio do continente.
E para já começar a entrar no clima da Libertadores, que tal um panorama dos adversários do Flamengo no Grupo D? O GloboEsporte.com buscou informações do San José com o boliviano Marco Mejia, do jornal "Pagina Siete"; do Peñarol com o uruguaio Rafael Castillo, da "Rádio Universal"; e da LDU com o equatoriano Andrés Morales, da "Rádio Caravana" e da "Gol TV".
Confira um resumo dos clubes:
SAN JOSÉ
San José — Foto: Andrés Tapia / San José
Desempenho: primeiro adversário do Flamengo, o San José disputou três jogos pelo Campeonato Boliviano e ainda não venceu em 2019. Empatou com o Nacional Potosí (2 a 2) e com o Always Ready (3 a 3) e tomou uma goleada do Blooming de 5 a 1. Era para ter enfrentado também o Bolívar na última quarta-feira, mas a partida foi adiada devido à participação do clube na Pré-Libertadores. Com apenas dois pontos, está em 14º lugar. Recentemente precisou trocar de treinador, já que Eduardo Villegas foi chamado para a seleção boliviana. O argentino Néstor Rolando Clausen é quem assumiu a equipe.
Contratações: foram 10 reforços anunciados, entre eles o meia-atacante brasileiro Edivaldo Rojas, revelado pelo Athletico-PR e que já vinha jogando na Bolívia nos últimos anos.
Fique de olho: o veterano centroavante Carlos Saucedo, maior goleador do clube, continua sendo perigoso aos 39 anos e já tem dois gols em 2019. E o meia argentino Javier Sanguinetti, cérebro do time e eleito melhor estrangeiro do Campeonato Boliviano da última temporada.
LDU
LDU em campo no último domingo para o amistoso contra o Santa Fé, da Dolômbia — Foto: Divulgação / LDU
Desempenho: primeiro adversário do Flamengo no Maracanã pela Libertadores, a LDU é o único do grupo que ainda não estreou oficialmente na temporada, já que o Campeonato Equatoriano começa só neste sábado. o time do técnico uruguaio Pablo Repetto ganhou um tempo maior de preparação e disputou oito amistoso, sendo sete contra equipes menores do país e um diante do Santa Fé, da Colômbia, no teste mais complicado e que terminou com um empate por 2 a 2. A equipe terá quatro jogos oficiais antes da estreia na Libertadores.
Contratações: o clube também se reforçou em quantidade, buscou nove jogadores no mercado e foi quem mais movimentou a janela internacional: entre as novidades, o ex-Palmeiras Nicolás Freire e o ex-Botafogo Aguirre.
Nicolás Freire (zagueiro) - ex-Palmeiras
Carlos Rodríguez (zagueiro) - ex-Peñarol (Uruguai)
José Luis Cazares (meia) - ex-Macará (Equador)
Roberto Garcés (meia) - ex-El Nacional (Equador)
José Ayovi (meia) - ex-Barcelona de Guayaquil (Equador)
Adolfo Muñoz (atacante) - ex-El Nacional (Equador)
Jacob Murillo (atacante) - ex-Estudiantes (Argentina)
Andrés Chicaiza (atacante) - ex-Delfín (Equador)
Rodrigo Aguirre (atacante) - ex-Botafogo
Fique de olho: Juan Luis Anangono, artilheiro da equipe no ano passado, com 19 gols em 40 jogos, novamente é a aposta. Outro destaque é um velho conhecido dos cariocas, o volante Orejuela, ex-Fluminense e figura constante nas convocações da seleção equatoriana.
PEÑAROL
Peñarol está invicto em 2019, mas perdeu a Super Copa para o Nacional-URU nos pênaltis — Foto: Divulgação / Peñarol
Desempenho: último adversário do Flamengo no grupo, o Peñarol é quem vive melhor momento e está invicto em 2019. Tudo bem que foram só três jogos, mas a equipe venceu um torneio amistoso no mesmo formato da Flórida Cup, com direito à vitória sobre o arquirrival Nacional-URU (2 a 0) e sobre o Barcelona de Guayaquil, do Equador (2 a 1). Porém, no clássico pela Super Copa (jogo entre os dois campeões nacionais do país em 2018 e que marca a abertura da nova temporada), empatou por 1 a 1 e perdeu nos pênaltis no último domingo. O Campeonato Uruguaio começa no sábado.
Contratações: o clube foi o mais discreto no mercado do que os concorrentes. Reforços até agora só chegou um, mas outros três estão bem encaminhados. Destaque foi a manutenção do atacante Gabriel Fernández, vendido ao Celta de Vigo (Espanha), por mais seis meses.
Cristian Lema (zagueiro) - ex-Benfica (Portugal)
Juan Izquierdo (zagueiro) - ex-Cerro (Uruguai)
Jesus Trindade (lateral) - ex-Racing (Uruguai)
Luis Acevedo (atacante) - ex-Cerro (Uruguai)
Fique de olho: os experientes Gargano, de 34 anos, e Cristian "Cebolla" Rodríguez, de 33, comandam o meio de campo e são os grandes destaques do time do técnico Diego López. Velhos companheiros de seleção uruguaia, eles carregam o entrosamento como trunfo.