Suas Notícias
ÍNDICE


COLUNISTAS
Jussara Gottlieb
Social
Cândido Ocampo
Auditoria no novo Código
Kátia Alves
Pragas urbanas
Wilson Santos
Trânsito Brasil
Marcelinho
Blog do Marcelinho
Pedro Marinho
Blog do Pedro Marinho
Educação
Publicada em 03/09/2018 às 21h21
Ideb: Veja como estamos em todos os níveis

O Brasil superou a meta prevista nos anos inicias do Ensino Fundamental em 2017; Ensino Médio segue como etapa mais desafiadora

Por: Paula Peres

Crédito: Getty Images

*Atualizado às 18h de 3 de setembro

Quando olhamos para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), é possível enxergar pontos positivos e negativos na aprendizagem dos alunos na escola pública do país. Um ponto positivo: o Brasil superou a meta prevista nos anos inicias do Ensino Fundamental em 2017. Os pontos negativos... vamos voltar a eles daqui a pouco. O índice, divulgado nesta segunda-feira (03/09) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é calculado de dois em dois anos, de acordo com os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e com as taxas de aprovação das escolas e redes de ensino.

Os números do Brasil

 
Crédito: Lucas Magalhães. Fonte: Inep 2018

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Segue sendo a etapa melhor desenvolvida nos índices do Ideb. Superamos a meta prevista em 0,3 ponto, e todos os estados evoluíram na proficiência média em relação a 2015. Apenas os estados do Amapá, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul não alcançaram suas metas. Veja, no gráfico abaixo produzido pelo Inep, as metas e os resultados de cada estado:

RESULTADOS E METAS DE CADA UNIDADE FEDERATIVA - ENSI