As articulações políticas dos últimos dois dias podem contribuir para que o governador Confúcio Moura venha decidir em não disputar as próximas eleições em outubro. Os bastidores políticos de Rondônia trabalha com a possibilidade do governador Confúcio concluir o seu mandato. As especulações são muitas e ninguém se atreve a dar uma opinião, visto que o clima é tenso e vai haver ranger de dentes nos próximos dias. A movimentação das cadeiras em cargos estaduais pode ser a causa principal da irritação de Moura.
Embora tenha anunciado a sua pré-candidatura ao Senado Federal, em reunião do MDB, em Ariquemes, o governador tem se decepcionado politicamente com o andamento das articulações políticas e, mesmo sem manifestar posição quanto a negatividade para ficar de sem disputar uma das duas cadeiras e tratar de concluir seu mandato, enquanto passara a acompanhar - como observador - o pleito eleitoral e disputar o cargo para o Senado Federal em 2022.
Há um anúncio de que o governador Confúcio Moura estará renunciando ao mandato no dia 5 de abril para cuidar de sua candidatura. Mas, como é intensa a movimentação nos bastidores da política rondoniense, inclusive com as especulações para indicações de pessoas que estarão substituindo secretários que estarão nas disputas do pleito eleitoral, seja para deputado estadual ou federal.
Tem secretária que o titular deixará o cargo para ingressar na disputa eleitoral e as informações dão contas que já haviam nomes escolhidos do porteiro ao sucessor do secretário. Com o novo contexto político e as mudanças nas pedras no tabuleiro do xadrez, o governador teria confidenciado para assessores de sua confiança que permanece até o final de seu mandato.
Muitas já foram as comemorações, almoços e jantares de pretensos ocupantes de cargos, inclusive com festas promovidas em diversos municípios de Rondônia por quem entende ser o futuro secretário ou diretor de autarquias e órgãos da administração estadual. Mas, por outro lado, tem gente que pode ser demitido do cargo em menos de uma semana ao assumir.
A reportagem não conseguiu localizar o governador na tarde desta sexta-feira para se pronunciar sobre a pretensão de continuar no governo. Há possibilidade de neste sábado, quando da inauguração de um conjunto residencial em Porto Velho, o governador se pronunciar de forma oficial.