/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2017/09/13/carrossel_obituario_amadeu_teixeira_300.jpg)
- Em 2009 e 2010, na campanha histórica da Série D do Brasileiro, seu Amadeu estava sempre presente. Anotava as coisas em sua prancheta, me cobrava bastante. Eu sempre aceitava. Minha família sempre teve um laço com Amadeu. Meus irmão foram criados no América, tiveram contato muito grande com a família Teixeira. Eu também tive essa sorte de ter esse contato - disse Sérgio Duarte, sucessor do ''nego velho'' no comando.
Nascido no dia 30 de junho de 1926, o ícone descartou a infância por causa de seu amor pelo Mequinha. Aos 13, estava entre os fundadores, no dia 2 de agosto de 1939. E seguiu por ali. Foi massagista, fisioterapeuta, treinador e, nos últimos anos antes de o clube fechar as portas, presidente. É quase uma vida toda de aliança.
- Ele não era só um treinador, ele era um amigo, eu diria um paizão, porque ele pegava no ombro do jogador e ia conversando, formando homens. Esse é o maior legado que ele poderia deixar, além das conquistas, fora o cidadão que era - destacou, emocionado, o radialista Arnaldo Santos, outro que faz parte da "calçada da fama" do esporte local.
Amadeu Teixeira faleceu nesta terça-feira (Foto: Esporte Arte)
- Meu avô não ensinou só futebol. Não me ensinou só as questões de regras, mas foi um ensino para a vida. Isso era o mais importante. Ele era honesto, ele era bondoso, tinha compaixão enorme. Não tem como explicar como ele era. Se você parar e perguntar a quem quer que seja, vai ter uma história, um fundamento. Esse é o maior legado que ele poderia deixar - disse a neta Bruna Parente, durante velório realizado nesta quarta.
O maior feito do século 21
Com muitas dívidas, o América-AM fechou as portas em 2011 e, desde então, não voltou a abri-las de forma amadora ou profissionalmente. Mesmo assim, pode-se dizer que o clube alcançou o melhor desempenho para o Estado no século 21: o segundo lugar da Série D do Campeonato Brasileiro de 2010. Foi a única equipe do Amazonas, inclusive, que conseguiu o acesso dentro de campo, apesar de ter sido punido nos tribunais e perdido a vaga para o Joinville.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2017/06/22/america_2010.jpg)