Brasil e Canadá nunca se enfrentaram no torneio de futebol feminino dos Jogos Olímpicos. Nesta sexta-feira (19), será o primeiro confronto olímpico entre as duas seleções. A partida, válida pela disputa da medalha de bronze, é às 13h, na Arena Corinthians, em São Paulo.

A história canadense em Olimpíadas é recente. A primeira vez que a equipe disputou a competição foi em 2008, quando, na fase de grupos, teve uma vitória sobre a Argentina, um empate com a China e uma derrota para a Suécia; nas quartas de final foi eliminada pelos Estados Unidos por 2 a 1 na prorrogação. 

Em 2012, em Londres, o Canadá levou o bronze. Na primeira fase, vitória sobre a África do Sul, derrota para o Japão e empate com a Suécia. Nas quartas, eliminou a dona da casa, a Grã Bretanha por 2 a 0; na semi caiu para as americanas por 4 a 3 na prorrogação. O bronze foi conquistado em cima da França, com uma vitória de 1 a 0. 

Neste ano, na Rio 2016, as canadenses fecharam a fase de grupos com três vitórias: 2 a 0 sobre a Austrália; 3 a 1 sobre Zimbábue; e 2 a 1 sobre a Alemanha. Nas quartas, venceu a França por 1 a 0 e, na semi, perdeu para a Alemanha por 2 a 0.

Últimos confrontos

As duas seleções já se enfrentaram diversas vezes nos últimos anos. Em 2015, foram três confrontos: pelos Jogos Pan-Americanos e duas pelo Torneio Internacional de Natal, com três vitórias para a Seleção Brasileira. Neste ano, mais três jogos, pela Copa Algarve e dois amistosos: duas derrotas e uma vitória.