O vereador Júnior Siqueira esteve na reserva Cinta Larga
Na semana passada, atendendo convite formulado pelo do Ministério Público Federal, o vereador Júnior Siqueira, líder do PSDC na Câmara Municipal de Porto Velho, esteve participando da Caravana da Esperança na comunidade indígena dos Cinta Larga, em Cacoal.
Ao manter contato com a realidade dos Cinta Larga, o vereador Júnior Siqueira afirmou que a visita teve como objetivo principal adquirir conhecimento para que possa fazer a defesa dos sílvicolas, haja vista o preconceito e a desinformação que a população rondoniense tem dos Cinta Larga.
Na avaliação do edil portovelhense, os Cinta Larga estão com escassez de saúde e de educação, especialmente no ensino médio e cuja solução é a Mediação Tecnológica que será adotada pelo governo do Estado para localidades inóspitas.
Um fator que chamou a atenção do vereador é a falta de renda, o que impossibilita a melhoria da qualidade de vida da comunidade indígena."Sabemos que os Cinta Larga dispõe de uma mina de diamantes, porém não podem extraí-los e, consequentemente, há o conflito com garimpeiros e aventureiros que invadem suas terras.O que podemos constatar é que as lideranças indígenas querem a legalização do garimpo para que possam serem beneficiados por intermédio de uma cooperativa", afirmou Siqueira.
Ao agradecer as lideranças indígenas pela acolhida, o vereador Júnior Siqueira destacou a preocupação que o promotor público federal, Reginaldo Trindade, tem para com a questão indígena e a prova maior foi a constituição da Caravana da Esperança e que reuniu dezenas de autoridades na comunidade dos Cinta Larga.
Fonte Assessoria/AQ