A Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) estão realizando a 1ª Olimpíada Brasileira de Cartografia (Obrac). A competição tem abrangência nacional e está voltada para alunos do ensino médio, com idades entre 14 e 18 anos, das escolas da rede pública e privada. Dentre os objetivos do evento destaca-se: estimular, na escola, o interesse pelas ciências, especialmente pela cartografia.
A olimpíada chegou na fase final e das três equipes finalistas, uma é de Rondônia. A equipe da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlos Drummond de Andrade, de Presidente Médici. Ela vai até Niterói, estado do Rio de Janeiro, para disputa dessa primeira edição da Obrac. A professora Augusta Maria da Silva e os alunos Leonardo Silva Brito, Ezequiel Kleber Carpes Menezes, Leonardo Gomes Diniz e Eduarda Severino de Freitas Bráz, compõem o quarteto que vai à cidade maravilhosa no segundo semestre deste ano. Segundo o diretor da escola, Celso Belchior, todas as despesas de viagem, hospedagem e alimentação serão por conta da organização da olimpíada.
A secretaria de Estado da Educação de Rondônia, Fátima Gavioli, ficou feliz ao saber do êxito da equipe da Escola Carlos Drummond e parabenizou todos da equipe e os que colaboraram para o resultado. "Vamos ficar na expectativa que Rondônia seja a primeira colocada, mas estar na final já é uma grande conquista", ressaltou Fátima.