A realização de uma audiência pública na cidade de Machadinho do Oeste, no próximo dia 26, foi o tema do pronunciamento do deputado Ezequiel Junior (PSDC)
![]() |
durante sessão plenária na Assembleia Legislativa. Ele manifestou sua preocupação em relação à necessidade de qualificar mão de obra oriunda da própria cidade de Machadinho.
Ezequiel Junior iniciou seu pronunciamento convidando os deputados e a população para esta audiência, que debaterá a construção da usina Tabajara, em Machadinho do Oeste. Ele confirmou a presença da bancada federal e destacou o empenho do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) e a vinda de autoridades federais para este evento.
De acordo com o deputado, a população está ansiosa e preocupada com os impactos sociais e ambientais, e principalmente a questão relacionada às compensações sociais. Disse ele que durante recente encontro da União Nacional das Assembléias Legislativas (Unale) foi gravado um vídeo com o ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, que fala sobre o leilão da usina Tabajara.
Ainda de acordo com o parlamentar, estima-se que a usina envolverá cerca de 2.800 trabalhadores, sendo que existe a pretensão de que pelo menos 1.100 deste contingente seja proveniente de Machadinho, mas existe o impasse envolvendo qualificação de mão de obra, pois o Senai e o Senac enfrentam problemas estruturais.
Em aparte, o deputado Adelino Follador (DEM) disse ser preciso negociar melhor as compensações sociais, pois em Porto Velho este fator foi muito mal negociado. Já o deputado Luizinho Goebel (PV) disse ter acontecido um verdadeiro desastre em Porto Velho, com a construção das usinas, e que não se constatou novos tempos e desenvolvimento para a capital.
Fonte: ALE/RO
WWW.SUASNOTICIAS.COM.BR
© 2010 - Todos os direitos reservados a SUASNOTICIAS