POR RODRIGO RODRIGUES
Citados em denúncia da edição desta semana da revista Veja, o deputado federal Nelson Pelegrino (PT-BA), o senador Walter Pinheiro (PT-BA) e o candidato ao governo da Bahia Rui Costa (PT) dizem que vão processar a revista por calúnia e difamação.
Segundo a revista, os petistas supostamente teriam sido beneficiários de um esquema de desvio de recursos públicos para abastecer a campanha petista para a prefeitura de Salvador em 2008, através da ONG Instituto Brasil.
A denúncia é feita pela ex-presidente da ONG, Dalva Sele, que afirmou à revista que a entidade fora montada com o intuito de desviar recursos do Fundo Nacional de Combate à Pobreza naquela época.
Segundo a revista, R$ 6 milhões foram desviados da ONG para a campanha petista daquela ocasião, cujo candidato era o senador Walter Pinheiro.
A Veja diz que a ONG fora contratada por R$17,9 milhões pelo governo federal para a construção de 1.120 casas populares com dinheiro do fundo, mas parte dos recursos foi desviado.
Na nota da assessoria de imprensa, Nelson Pelegrino diz que a denúncia é mentirosa e sem provas, com o intuito de atingir a candidatura de Rui Costa para o governo da Bahia.
"O deputado federal Nelson Pelegrino (PT) repudiou com veemência a tentantiva de envolvimento do seu nome em reportagem "tendenciosa" da revista Veja sobre o Instituto Brasil. O deputado ressaltou que as declarações da ex-presidente da ONG, Dalva Sele, são mentirosas e que nem ela, nem a Veja, apresentaram provas da denúncia porque não existem. Para Pelegrino, "trata-se de armação pré-eleitoral, prática infelizmente antiga no nosso País. Todo mundo sabe à quem a Veja presta serviço". Pelegrino já constituiu advogado e vai processar criminalmente Dalva Sele, o repórter e a revista", diz a nota da assessoria do deputado.
O próprio candidato Rui Costa afirma que vai acionar a publicação e a ex-presidente do instituto na Justiça por conta das denuncias.
"Envolver meu nome neste assunto faz parte de uma estratégia leviana e suja. Agora, eu quero que provem o meu envolvimento neste caso. É um desafio", afirmou Rui, por meio de nota.
O candidato petista ao governo da Bahia diz que os adversários políticos querem "usar uma revista aliada para repercutir no horário eleitoral gratuito" no momento que a candidatura dele está prestes a passar o líder nas pesquisas, Paulo Souto (DEM).
"A denúncia mostra o desespero dos partidos de oposição com o crescimento da nossa candidatura. Desafio qualquer um a provar minha relação com o caso”, disse o candidato à sucessão do governador Jacques Wagner.
O senador Walter Pinheiro também disse em nota que vai acionar a Justiça contra a ex-presidente da ONG.
"Em sete campanhas que fiz jamais conheci e tive contato com essa pessoa. Se ela declara ter relações com o partido ou pessoas próximas, não eram comigo. Ela não pode ver um monte de injúria com meu nome", declarou o senador por meio de nota oficial.
WWW.SUASNOTICIAS.COM.BR
© 2010 - Todos os direitos reservados a SUASNOTICIAS