Suas Notícias
ÍNDICE


COLUNISTAS
Jussara Gottlieb
Social
Cândido Ocampo
Auditoria no novo Código
Kátia Alves
Pragas urbanas
Wilson Santos
Trânsito Brasil
Marcelinho
Blog do Marcelinho
Pedro Marinho
Blog do Pedro Marinho
Entrevista
Publicada em 22/03/2010 às 22h34
Divulgação
Chico Pernambuco é o entrevistado da semana

O empresário Francisco Vicente de Souza, popularmente conhecido por Chico Pernambuco é o entrevistado da semana de SUASNOTICIAS. Ele fala de sua trajetória política e empresarial em Rondônia, além de sua provável pré-candidatura a deputado estadual pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN). Ao jornalista Antònio Queiroz, Chico Pernambuco mostra suas pretensões empresariais, políticas e sociais. Eis na íntegra a entrevista:

SUASNOTÍCIAS – É verdade que apesar de adotar o nome  Chico Pernambuco, você é cearense?

Chico PernambucoExatamente. Nasci no Ceará e o apelido de Chico Pernambuco surgiu à época que era empresário do setor mineral e trabalha nos garimpos do rio Madeira. É um apelido carinhoso e que tenho orgulho de ostentar.

SUASNOTÍCIAS – Quando chegou em Rondônia?

Chico PernambucoDesembarquei em Rondônia na década de 70 e estamos dando nossa parcela de contribuição ao progresso e desenvolvimento do Estado há 40 anos.

SUASNOTÍCIAS – Como se deu seu ingresso na política?

Chico PernambucoQuando trabalhava no garimpo, tornei-me um líder da categoria sem querer. Muitos colegas do garimpo viviam dizendo para candidatar-me e não pensei duas vezes quando surgiu a oportunidade de ser candidato a prefeito de Candeias do Jamari. Fui o primeiro prefeito eleito daquele município, em 1992, estando filiado ao PSB, com 1052 votos. Em 2004, pelo PDT, voltei a ocupar o cargo de prefeito de Candeias, com 3.336 votos. Agora, os amigos querem que seja pré-candidato a deputado estadual. Mas, só a convenção do meu partido (PMN) e que pode decidir. Até lá estou à disposição da minha agremiação política.

SUASNOTICIAS - Como você avalia a sua administração à frente da Prefeitura de Candeias do Jamari?

Chico Pernambuco Não sou a pessoa mais indicada. Porém, devo afirmar que em 1992, a situação econômica do Brasil não era das melhores e o município começava a dar seus primeiros passos pela emancipação política-administrativa. Fiz o que estava ao meu alcance. Havia muitas coisas para serem feitas e, na medida do possível, realizei o que estava ao meu alcance financeiro.

SUASNOTÍCIAS – E no segundo mandato, o que realizou?

Chico PernambucoRealizei importantes obras e serviços, especialmente na área social. Quero destacar o esforço que realizei para manter todas as estradas vicinais trafegáveis durante os quatro anos de minha administração, especialmente as que davam acesso ao distrito de Triunfo. Ofereci uma série de importantes serviços para os produtores rurais do Candeias do Jamari – seja na cidade ou na zona rural, notadamente na área de saúde, educação, transporte escolar e estradas vicinais.

SUASNOTICIAS – Como foi o seu relacionamento com a Câmara de Vereadores do Candeias do Jamari, durante sua administração?

Chico PernambucoFoi um relacionamento respeitoso. Os vereadores tinham em minha administração todo apoio necessário para desempenharem as suas funções e, na medida do possível, atendi as reivindicações e proposituras que foram apresentadas e aprovadas nas sessões. Salvo algumas exceções, posso afirmar que mais de 90% dos pleitos eram atendidos. Portanto, tinha a Câmara de Vereadores do Candeias do Jamari uma relação de respeito e que só contribuiu para que realizasse uma administração séria e voltada para as ações sociais da população.

SUASNOTICIAS – Qual o seu partido atualmente?

Chico PernambucoEstou filiado ao Partido da Mobilização Nacional (PMN) e vejo neste partido uma oportunidade de continuar dando minha parcela de contribuição ao progresso e desenvolvimento de Rondônia, haja vista que tenho realizado como empresário e, agora, pretendo fazer como político.

SUASNOTÍCIAS -  Então, significa dizer que vai disputar o próximo pleito eleitoral?

Chico PernambucoNão tem nada definido. Até porque o momento é de ajudar o PMN a se consolidar em Rondônia e depois é que vou pensar no que irei fazer. Porém, não posso me furtar de um convite do partido para disputar um cargo eletivo, especialmente se for para deputado estadual. Mas, por enquanto estou ouvindo os amigos, correligionários, eleitores e admiradores de minha atuação política. Vamos aguardar a convenção do PMN e até lá estaremos analisando o que é melhor para Rondônia.

SUASNOTÍCIAS – Mas, sabe-se que seus amigos querem vê-lo na disputa para deputado estadual em outubro?

Chico PernambucoRespeito e agradeço aos amigos que simpatizam com uma pré-candidatura de minha parte. Volto a repetir que o futuro é que dirá qual o caminho a ser tomado, muito embora entenda que o PMN tem um considerável número de filiado que, certamente, estarão colocando seus nomes à apreciação da convenção do partido. Quero deixar bem claro que, se for para contribuir com Rondônia, sou pré-candidato a deputado estadual.

SUASNOTÍCIAS – Como avalia o atual momento político em Rondônia?

Chico PernambucoÉ um momento de indefinição, adequação, articulação e conversação. A classe política de Rondônia tem disputado o atual momento e as vertentes são as mais distintas. Pode-se dizer que o quadro começa a se definir a partir de agora. Todos os cargos em disputa são importantes e vejo os de governador, senador e deputado estadual como os da preferência do eleitor rondoniense. Devemos ter de cinco a seis nomes em disputa ao Governo do Estado e quatro nomes fortes em busca das duas vagas para senador, além de centenas de candidatos em busca de uma cadeira na Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia.

SUASNOTICIAS – Que função Chico Pernambuco ocupa atualmente?

Chico PernambucoEstou com a Empresa Locarauto, na confluências das Avenidas Sete de Setembro com Marechal Deodoro, ao lado da Igreja Wesleyana, onde recebo os amigos diariamente para debater os mais diversos temas da atualidade, especialmente os que envolve os negócios e a política.

SUASNOTÍCIAS – Que achou do site SUASNOTICÍAS?

Chico PernambucoMuito bom. Vem, certamente, contribuir para com Rondônia e está sendo minha leitura obrigatória, pois agrega conhecimentos nas mais distintas áreas. Desejo sucesso aos seus dirigentes e, na certeza, de que Rondônia tem um site confiável e que merece todo o respeito por parte dos internautas.

SUASNOTICIAS – Sua mensagem final.

Chico PernambucoÉ a de otimismo. Estamos vendo um futuro brilhante para Rondônia e espero que todos os municípios possam receber uma atenção especial por parte da classe política do Estado. Finalizando,quero cumprimentar os moradores da Região da Ponta do Abunã pela emancipação política e vamos torcer para que os servidores de Rondônia possam ser contemplados com a transposição. Obrigado, pela entrevista!

MAIS ENTREVISTAS
21h30
21h57
19h19
07h47
07h46
12h28
09h13
15h09
13h27
00h20
22h34Chico Pernambuco


WWW.SUASNOTICIAS.COM.BR
© 2010 - Todos os direitos reservados a SUASNOTICIAS