O contrato foi firmado esta semana na presença do secretário de Estado da Agricultura Evandro Padovani, senador Valdir Raupp, deputada Marinha Raupp, e revela a integração entre o Estado e governo federal no esforço para diminuir a desigualdade no campo.
O modelo de concorrência em chamadas públicas adotado pelo Incra nacional permite que empresas privadas e instituições públicas apresentem propostas para oferecer o serviço de assistência técnica aos agricultores assentados em projetos da reforma agrária.
Em Rondônia foram lançadas seis chamadas públicas e, destas, a Emater-RO fez propostas e ganhou 3 para atender assentamentos da reforma agrária em 7 municípios: Nova Mamoré, Machadinho do Oeste, Pimenta Bueno, Parecis, Nova Brasilândia, Alta Floresta e Chupinguaia.
Os agricultores atendidos por esse contrato receberão assistência técnica para a produção agropecuária, assessoria em projetos de crédito e orientação para acessar as políticas agrícolas destinadas à agricultura familiar, como o projeto de habitação rural, financiamentos subsidiados (Pronaf A), compra direta dos governos estadual e federal (PAA), disse o secretário-executivo da Emater-RO, Francisco Mende Sá.
O superintendente do Incra em Rondônia, Luis Flávio Carvalho, em sua fala fez questão de destacar o desenvolvimento do estado de Rondônia iniciado com os projetos de colonização do Incra, e sempre com a assistência técnica da Emater-RO. Segundo ele, esta experiência dá segurança e garantia na qualidade do atendimento das famílias assentadas da reforma agrária.
O senador Valdir Raupp participou da cerimônia de assinatura do contrato e assinou como testemunha. Disse, na ocasião, de sua expectativa com o crescimento de Rondônia, alavancado pela produção agrícola e infra-estrutura que está sendo construída. Citou que o grupo Maggi está investindo mais de R$200 milhões no novo porto e que já está em fase de licitação o projeto de construção da ferrovia Vilhena- Porto Velho, obra que vai desafogar a BR-364 e diminuir os acidentes.
Fonte: Assessoria Emater-RO
WWW.SUASNOTICIAS.COM.BR
© 2010 - Todos os direitos reservados a SUASNOTICIAS