O jornalista Adaídes Batista, que possui vasta experiência na comunicação regional relatou o surgimento da assessoria de imprensa no estado de Rondônia pelo jornalista Ciro Pinheiro, que foi o primeiro assessor de comunicação no estado. Outro ponto explanado pelo jornalista foi a organização do clipping jornalístico que não pode desaparecer das assessorias de imprensa, assim como ter um bom relacionamento com a imprensa. “Essa oficina precisa também ser feita com os assessorados para eles também entenderem a importância do trabalho de um assessor de comunicação”, enfatizou o jornalista.
A aproximação e a troca de experiências foram fatores que favoreceram para a aprendizagem dos participantes. "Além de mais um momento de aprendizado, a oficina serviu para aproximar ainda mais os profissionais que trabalham na comunicação, em especial no Decom. Para os jornalistas que trabalham nos municípios é importante estreitar as relações com a equipe da capital e, assim, garantir um bom entrosamento na divulgação das ações governamentais", disse a jornalista da Secretaria Regional de Cacoal, Giliane Perin.
O governador Confúcio Moura também explanou acerca da importância da imprensa no Brasil e na época da censura. “Na época da censura, a imprensa teve seus altos e baixos, pois não podia emitir opinião. Hoje é impossível falar em democracia e não falar em imprensa”. Também disse que a imprensa é quem pauta os órgãos de fiscalização e as ações do Senado, da Câmara e do Congresso Nacional.
O governador Confúcio Moura disse que devemos divulgar e conhecer o Estado de Rondônia “com suas ricas belezas naturais que fascinam os olhos de quem vê, não são reconhecidos por muitos rondonienses e que devem ser conhecido e divulgado esse potencial para todo o Brasil. Precisamos divulgar Rondônia”.
O jornalista Abdoral Cardoso que disse ser um apaixonado pelo jornalismo impresso e deu dicas de como escrever um bom texto jornalístico para deixar bem informado o leitor, abordando os elementos do Lead, que é primeiro parágrafo do texto jornalístico.
Para o jornalista Aristides da Silva Araujo, da comunicação da Secretaria Regional de Rolim de Moura, o encontro foi uma oportunidade de discutir, descobrir e aprender mais. “Todos os assuntos foram de relevância primordial para área a de comunicação. A oportunidade de discutir a prática do jornalismo em nossa região foi muito interessante. Foi proveitoso e bastante edificante”, afirmou.
Webjornalismo foi discutido pelo jornalista Emanuel Jadir, que explicou a transformação do jornalismo para a web e a linguagem da escrita que é diferente do jornalismo impresso.
Os diferentes temas abordados foram de grande relevância para os participantes da oficina. “De um modo geral, achei muito produtivo o evento como um todo, trazendo diferentes temas relacionados à comunicação, como os princípios da assessoria de imprensa apresentada pelo jornalista Adaídes Batista, práticas que devem ser trabalhadas na captura de imagens fotográficas, pelo fotógrafo Rosinaldo Machado e a explanação sobre a atual legislação na publicidade, comentada por Francisco Melgarejo Júnior, da agência publicitária “MinhaAgência”, conta o jornalista da Secretaria Regional de São Francisco do Guaporé, Luiz Augusto Rocha.
Os participantes já estão na expectativa para o próximo encontro. “Para uma próxima oficina direcionada aos assessores de imprensa do Governo do Estado, gostaria que fosse tratada de forma mais aprofundada a legislação pertinente ao período eleitoral, esclarecendo os procedimentos que devem ser adotados”, explicou o Assessor de Imprensa Luiz Augusto Rocha.
Texto: Elaine Barbosa
Fotos: Ésio Mendes
Fonte: Decom
WWW.SUASNOTICIAS.COM.BR
© 2010 - Todos os direitos reservados a SUASNOTICIAS