Dentre os conteúdos a serem trabalhados está a Deficiência Intelectual – conceitos, causas, características; Modelo da Associação Americana de Retardo Mental – AAMR; Deficiência Visual – definições e concepções (baixa visão, cegueira); Deficiência auditiva - Caracterização e perfil dos alunos que necessitam da comunicação aumentativa e alternativa (Lesão cerebral, Distrofia Muscular, Deficiência Múltipla, Surdocegueira); Transtornos Globais do Desenvolvimento – conceitos, tipos, características (Autismo, Transtorno de Rett, Transtorno de Asperger, Transtorno Desintegrativo da Infância, TGD sem outra especificação), dentre outros.
Para a Coordenadora da Educação Especial da Seduc, Laura Christina, o professor que atua com esses alunos precisa estar sempre se especializando para o correto atendimento educacional. “Ele deve desenvolver conhecimentos mais profundos sobre comunicação alternativa como; Braille e LIBRAS. Durante esse encontro, ainda há uma lição fundamental que é a troca de experiências, o que enriquece e muito o aprendizado dos educadores”. Finaliza Laura.
Essas ações, desenvolvido pelo Governo da Cooperação, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), são realizadas para implementar em Rondônia a Política Nacional de Educação Especial com a finalidade de melhorar a qualidade de ensino.
Atendimento Educacional Especializado
O AEE é um serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
WWW.SUASNOTICIAS.COM.BR
© 2010 - Todos os direitos reservados a SUASNOTICIAS