Nos dias 29, 30 e 31 de julho, acontece no auditório da Casa do Produtor Rural de Presidente Médici, a “Oficina de soberania alimentar e nutricional”. O evento é promovido pelo Departamento de Engenharia de Pesca e Aquicultura da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio do Projeto Pirarucu-Gente, Programa Peixe-Vivo e Programa de Melhoramento Genético do Tambaqui.
Hoje, 29, haverá debate tendo como tema central “Políticas Públicas de Soberania Alimentar e Nutricional”. A mesa será composta pelos palestrantes Genair Capelini (Delegado do MDA/RO), Jenner Tavares (Superintendente do MPA/RO), Evandro César Padovani (Secretário de Agricultura), Emerson da Silva Castro (Secretário de Desenvolvimento Econômico e Social), Josenildo Souza e Silva (Depesca–UNIR–Giz), Fábio Menezes (Fetagro) e Cláudia Lima (UFPE).
Ainda hoje, a partir das 17h30, acontecem os grupos de trabalho, tendo como ponto “Planejamento e orientações para o trabalho de grupos”. Os quatro grupos trabalharão: Manejo de piscicultura, Reprodução artificial do tambaqui, Organização da feira da economia solidária, e Plano de empreendimentos da economia solidária (financiamentos e eventos).
Na terça-feira, 30, o tema em destaque é “Pescado e Soberania Alimentar”, tendo como expositores Rute Pontuschka, Josenildo Souza e Silva, Jerônimo Viera Dantas Filho e Valdineia de Oliveira Rocha (Depesca/Unir); o tema “Fitoterápicos e Soberania Alimentar”, a ser debatido por Ana Maria Ramos Glumber (Grupo Raízes), Neuza Ximenes (Comunidade Santa Terezinha).
Para debater o tema “Beneficiamento de frutas e soberania alimentar”, participarão Adélia Consoladora de Abreu Ávila (STTR de Ji-Paraná) e Terezinha de Paula Lima (Projeto Mapinguari). No período da tarde, ocorrerão os grupos de trabalho Beneficiamento do pescado, Biometria de tambaqui, Produção de fitoterápicos, Processamento de frutas.
No último dia de evento, 31, continuarão as discussões nos grupos de trabalho Produção de fitoterápicos, Processamento de frutas, Beneficiamento do pescado, Biometria de tambaqui. A última palestra, a ser proferida pela professora Nilza Aleixo (UNIR) será “Crédito rural com interação solidária como forma de potencializar as unidades produtivas da agricultura familiar”.
Autor e fonte:
Assessoria de Comunicação
Universidade Federal de Rondônia
WWW.SUASNOTICIAS.COM.BR
© 2010 - Todos os direitos reservados a SUASNOTICIAS