A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) inicia, ainda neste ano letivo, a primeira etapa do projeto de combate à violência nas escolas. Professores de unidades educacionais da rede pública que atendem alunos de 7º a 9º ano do Ensino Fundamental receberão formação para desenvolverem o projeto nas escolas. Também participarão os coordenadores pedagógicos. A formação começará por Porto Velho onde parte dos professores será preparada para a execução do programa educacional de resistência às drogas e à violência (Proerd), a partir das unidades de ensino localizadas na Zona Sul (ZS). Depois, a equipe de formadores segue para as cidades do interior.
Nessa formação, os professores e coordenadores pedagógicos verão, com o apoio de instrutores da PM em parceria com a Seduc, formas de como lidar melhor com os casos de violência em geral, dentro e fora da sala de aula, buscando amenizar o problema. As escolas participantes do projeto receberão material e orientação didática.
Para a implementação da atividade, a escolas receberão livros; os professores, a formação; e os alunos, informação voltadas ao debate e ao aprofundamento das questões relacionadas ao tema. O projeto envolve a família, os amigos e toda a comunidade escolar.
O programa
A PM de Rondônia deu início às atividades do programa educacional de resistência às drogas e à violência (Proerd) em de agosto de 2000, com a realização de um curso regional de capacitação de instrutores que atendeu ainda os estados do Acre, Mato Grosso e Roraima.
O Proerd consiste numa ação conjunta entre as polícias militares, escolas e famílias no sentido de prevenir o uso e abuso de drogas e a prática da violência entre crianças e adolescentes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e influências diárias que podem levar à dependência química e as práticas violentas.
O programa é aplicado nas escolas com o apoio do governo da cooperação, por meio da Seduc.
Resultados
Desde a implantação, o Proerd já atendeu 224 mil alunos. Foram realizadas mais de 25 mil palestras sobre prevenção às drogas e violência. Atualmente, Rondônia dispõe de 80 instrutores que ministram o curso, e atuam como orientadores na educação social em 32 municípios e 04 distritos. Até 2014, a meta é capacitar novos profissionais que contemplarão 20 outros municípios.
Autor: Carlos Coqueiro
Fonte: Ascom/Seduc
WWW.SUASNOTICIAS.COM.BR
© 2010 - Todos os direitos reservados a SUASNOTICIAS