“Esse é um programa ousado, estamos fomentando o desenvolvimento de subsistência. A nossa meta é ter, até 2014, 800 agroindústrias. Dando oportunidade para essa gente empreendedora ver o seu pequeno negócio crescer, gerando emprego e renda no campo”, disse o governador.
Para alegria dos produtores rurais, o Governo da Cooperação, através da Seagri, contratou um zootecnista para prestar assistência técnica no Conesul, bem como para atender as secretarias municipais de agricultura daquela região. A integração das agroindústrias de Vilhena ao Prove, tem como objetivo fortalecer os pequenos e médios agronegócios. De acordo com o governador Confúcio Moura, dentro de 60 dias, mais 11 agroindústrias receberão certificados.
ALEGRIA E PENSAMENTO POSITIVO
Para Vergílio Remoacir Possebom Filho, que produz, agora legalizado, três mil quilos de mel ao ano, “isso é uma ‘mão na roda para’ o agricultor que terá uma outra alternativa de renda.” Produzindo com a família passou a ser um pequeno empresário que beneficia a própria comunidade. Isso é uma típica indústria familiar.
Todos os produtores rurais presentes foram unânimes em reconhecer que muita coisa está mudando para melhor no setor produtivo do Estado. O secretário de agricultura do município de Vilhena, José Candido Gonçalves Spindúla, afirmou que “é uma grata surpresa, ver que ações do governo do Estado venham agregar valores a produção primária que está sendo bem recebida pelos agricultores”.
Produzindo derivados de leite e comercializando na praça de Vilhena, a pequena produtora Ludnéia Tidre dos Santos, que produz sete tipos de queijos, comercializando entre R$ 5 e 10, cada peça, diz que não tem do que se arrepender, principalmente agora que está legalizada.
O governador Confúcio Moura e as demais autoridades presentes conheceram a produção do chamado frango caipirão, piscicultura, codornas, apicultura, horticultura e uma infinidade de produtos oriundos de pequenas e médias propriedades que pela qualidade e higiene estão conquistando o mercado da região.
WWW.SUASNOTICIAS.COM.BR
© 2010 - Todos os direitos reservados a SUASNOTICIAS