Extensionistas da Emater e representantes da Secretaria de Estado da Agricultura Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), reuniram-se com agricultores da Agrovila de Cabixi, beneficiários do crédito fundiário, com o intuito de orientá-los sobre a renegociação da dívida com o Banco do Brasil. Os agricultores têm até o dia 28 de março deste ano para apresentar documentação e aderir à renegociação das parcelas em atraso conforme Resolução nº. 4178, aprovada pelo Conselho Monetário Nacional.

O Conselho estabelece novas regras para renegociação das dividas do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), do Banco da Terra e da Cédula da Terra, oportunizando aos agricultores familiares, em situação de inadimplência, providenciar a regularização das parcelas em atraso. A formalização e o pagamento da amortização têm como prazo limite o dia 28 de junho do corrente ano.
Os técnicos também discutiram com os agricultores, alternativas para fomentar a renda da propriedade em curto prazo. A maioria tem lavoura de culturas anuais como o urucum, como item financiado, entretanto não conseguem produzir o suficiente para o sustento da família e manter em dias as parcelas dos financiamentos.
Uma das alternativas que já está em andamento é a inclusão dos agricultores interessados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), programa esse que viabiliza a compra direta do agricultor família com repasse imediato às entidades que atuam com pessoas em situações de risco.
A maioria desses agricultores possui uma pequena área de terra e uma das soluções viáveis é a implantação de hortas com plantio de verduras, legumes, frutos ou criação de aves que além de poderem ser consumidas na feira ou comércio local, também poderão ter venda garantida através do PAA, viabilizando maior obtenção de renda na propriedade.
Para o agricultor Eli Martins Mariano uma grande conquista está sendo a formalização da associação que, segundo ele, está quase concretizada, faltando apenas o registro do cartório. “A Emater tem sido uma grande parceira prestando apoio e nos orientando para formalizar a associação”, diz.
Eli mencionou ainda que já está sendo viabilizada uma emenda parlamentar no valor de aproximadamente R$ 180 mil, através do deputado estadual Valdivino Tucura, e apoio do prefeito de Cabixi, Izael Dias, para perfuração de um poço semi-artesiano para cada morador da Agrovila. Por tratar-se de uma área de terra com pequena extensão para cada agricultor, o poço contribuirá para a irrigação da horta.