O projeto foi editado pelo jornalista Ciro Pinheiro por oito anos consecutivos na década de 70 e 80, quando Rondônia ainda era território e consistia em manter por um único dia, de preferência o dia 12 de outubro, alunos da rede pública ocupando as mais diversas funções, desde o cargo de governador, prefeito, passando por secretários, entre outros.
A idéia de revitalização é do próprio secretário Juscelino Amaral, que esteve reunido nesta quarta-feira (12) com Ciro Pinheiro, Yedda Borzacov e o professor Mário Jorge. Todos atuaram de alguma maneira no Poder Jovem, Juscelino lembra que ele mesmo exerceu função de secretário do território.
Ciro Pinheiro era o organizador e conta que era trabalhoso preparar todas as coisas, mas que também era prazeroso ver o dia da posse dos governantes mirins e as decisões que tomavam em cada pasta. Naturalmente eles eram acompanhados dos titulares, mas acreditavam no que estavam fazendo.
A idea agora é convidar ex-participantes do programa e reeditá-lo para que a sociedade conheça e discuta a idea, para coloca-la em funcionamento a partir de 2013.
Para realizar o evento a ação da Secretaria de Educação, através das escolas será fundamental, porque nas salas de aula os professores fazem a primeira seleção até chegar à avaliação final, feita por membros da sociedade.
“Nos dias em que vivemos, quando não há mais diálogo com a família e os filhos vivem desde cedo em mundos isolados, acho que este é um bom momento para despertarmos o civismo nas crianças e adolescentes”, destacou o secretário Juscelino.
Ciro deixou o Palácio Getúlio Vargas já com a incumbência de preparar uma edição especial para este ano ainda. O compromisso dele é de que se empenhará nesta tarefa, a fim de colaborar com o governo.
WWW.SUASNOTICIAS.COM.BR
© 2010 - Todos os direitos reservados a SUASNOTICIAS