Sobrinho destaca economia de Porto Velho
Em meio ao Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, o prefeito Roberto Sobrinho destaca o bom momento econômico que Porto Velho vive, que segundo ele, é histórico. “Porto Velho vive um de seus melhores períodos e que devem ser lembrados neste centenário, pois boa parte do desenvolvimento se remete à EFMM, devido aos investimentos feitos na região onde está localizada”, disse ele.
Sobrinho acrescentou ainda que nos últimos oito anos a cidade recebeu grandes obras e recursos que mudaram a cara da cidade. “Nunca tivemos tanto apoio, e quem fala que a cidade não mudou em nada, é porque é contra o desenvolvimento. Basta analisar como era Porto Velho e a vida das pessoas em 2004 e como é hoje. Se você olhar para dentro de sua casa vai ver que conseguiu comprar muitas coisas que não podia ter em 2004. São DVDs, computadores, televisores maiores e de mais qualidade, móveis e outros eletrodomésticos que estavam ao alcance de poucos e que hoje devido a este bom momento econômico está mais acessível, principalmente pelo número de empregos que surgiu e melhoria de salários”, disse o prefeito.
Ele lembrou das grandes obras como as hidrelétricas, shopping, indústrias, instalação de multinacionais e grandes redes atacadistas que culminaram num elevado crescimento. Falou também que neste cenário é evidente principalmente o crescimento da frota de veículos. “Tínhamos cerca de 60 mil veículos, eram poucas motos e milhares de bicicletas, um dos transportes mais usados pelos trabalhadores. Por toda a cidade se viam bicicletas e hoje elas reduziram, pois a condição financeira das pessoas melhorou. Muitos passaram a poder comprar seu carro ou moto e hoje são mais de 200 mil veículos circulando em Porto Velho”, comentou.
Qualidade de vida
Sobrinho ressaltou que em todas as regiões da cidade se vê melhoria na qualidade de vida. “São casas de madeira sendo trocadas por alvenaria, pequenas mercearias virando comércios maiores, mulheres investindo em negócios próprios e em sua profissionalização e este bom momento econômico que a cidade vive superou um problema que tínhamos há muito tempo, que era o desemprego. Hoje está sendo possível o primeiro emprego e a ascensão profissional. São jovens, homens e mulheres tendo a oportunidade de entrar para o mercado de trabalho com muito mais facilidade”, disse o prefeito.
Ele acrescentou ainda que muitas pessoas não tinham emprego, eram informais. “E hoje a minha felicidade é ver estas pessoas gerando renda e podendo cuidar de suas famílias. E saber que a prefeitura de Porto Velho tem uma grande contribuição nisto é de extrema satisfação, pois fomos em busca de recursos, de investimentos, planejamos as compensações para beneficiarem todos os setores da cidade e isto beneficiou milhares de famílias ”, completou Sobrinho.
Porto Velho de frente para o Madeira
O prefeito disse ainda que outras ações importantes devem ser destacadas neste centenário. “Outras administrações abandonaram o berço desta cidade. A Estrada de Ferro Madeira Mamoré foi esquecida pelas outras gestões e nós resgatamos isto. Realizamos diversas ações no local onde tudo iniciou. Restauramos, por exemplo, o complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, reformamos dois galpões e a Praça da Estrada de Ferro, e mesmo em dias em que não estamos realizando eventos, ela está lotada, pois as famílias agora têm um local digno e bonito para passear, e tendo o nosso belo Rio Madeira para contemplar”, disse ele.
Roberto Sobrinho lembra que a cidade foi crescendo e virando as costas para o Rio Madeira. “Não poderíamos deixar que isso continuasse. A cidade estava se virando para o que temos de mais rico e o que hoje está nos proporcionando tanto investimento que é o nosso Rio Madeira. Temos duas grandes hidrelétricas sendo construídas graças à riqueza deste rio. Por isso temos que valorizá-lo. E além de restaurarmos a EFMM, projetamos o Parque das Águas. Retiramos centenas de famílias que viviam em situação de risco de alagações, por morarem nas proximidades do Madeira, colocamos estas pessoas em casas e apartamentos seguros e mais dignos. E no local faremos esta grande obra que inclui a construção de mirantes e um píer que vai avançar sobre o rio, oferecendo uma vista privilegiada do Madeira; quadras poliesportivas; espelho d’água; tanque com plantas aquáticas; estacionamento; banheiros e observatório de pássaros, dentre outras atrações, sendo que toda a área será reflorestada”, relatou.
O projeto já foi iniciado com a conclusão e entrega do novo Terminal Hidroviário e a revitalização do complexo da Estrada Madeira Mamoré. “A ideia é transformar o Parque das Águas e toda orla do Rio Madeira em um dos mais importantes cartões postais de Porto Velho, fazendo com que a cidade fique de frente para o rio. A retirada das 240 famílias faz parte do plano de desocupação da área para a construção do parque. Outras famílias serão remanejadas do local para unidades habitacionais que estão sendo construídas pela prefeitura”, finalizou.