Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia, iniciou no mês de junho o trabalho de recadastramento de propriedades rurais no distrito de Boa Vista do Pacarana, localizado no município de Espigão do Oeste. A região está localizada próxima a três terras indígenas, na divisa entre Rondônia e Mato Grosso, portanto, considerada uma área de risco pela defesa agropecuária.
A ação é executada pela supervisão regional de Pimenta Bueno com o apoio da coordenação de cadastramento da Unidade Central da Idaron. Essa ação contou com uma equipe de nove técnicos da regional de Pimenta Bueno, munidos com motocicletas, aparelhos de GPS, notebooks e demais equipamentos para viabilizar as atividades de cadastramento.
O trabalho consiste na visita em loco a todas as propriedades rurais da região, com realização de coleta de informações, notificação para entrega de documentação, obtenção das coordenadas de GPS da sede da propriedade, além do mapeamento de todas as vias de acesso.
O coordenador de Cadastramento e Georreferênciamento Alessandro Campos Araújo, explica que o recadastramento agropecuário com georreferênciamento das propriedades rurais e o mapeamento de vias de acesso é uma forma eficiente de monitoramento e fiscalização sanitária, uma vez que, disponibiliza dados atualizados e completos que permitem o controle e gerenciamento de registros, além de eventuais atividades relacionadas à defesa agropecuária.
O supervisor regional de Pimenta Bueno Jader Plaça reafirma a importância dessa ação. “No término desse trabalho, a Agência Idaron, através do escritório de Boa Vista do Pacarana, poderá dar mais qualidade ao controle de trânsito através das Guias de Trânsito de Animais (GTA), bem como, permitir a correta emissão de documentos referentes à regularização da produção bovina e bubalina da região”, afirmou o supervisor.
A diretora técnica da Agência Idaron Caroline Cadamuro disse que a exemplo do recadastramento de propriedades rurais no distrito de Rio Pardo em 2011, essa é mais uma de várias outras etapas desse tipo de ação a ser executadas em diversos locais do estado no próximos meses.
Para o presidente da Agência Idaron Marcelo Henrique Borges, essa ação fortalece os bancos de dados da Agência Idaron e o Estado de Rondônia passa a conhecer toda a realidade produtiva da região do distrito de Boa Vista do Pacarana e reforça a vigilância sanitária e o controle cadastral das propriedades. Essa atividade acontece durante todo o mês de junho.
WWW.SUASNOTICIAS.COM.BR
© 2010 - Todos os direitos reservados a SUASNOTICIAS