Gurgacz alerta no atraso em regularização de terras
A regularização fundiária na Amazônia está atrasada em pelo menos 30 anos. A opinião é do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que foi à tribuna do Plenário, na última sexta-feira, para demonstrar sua preocupação com os problemas enfrentados por milhares de agricultores em Rondônia.
Acir Gurgacz destacou que Rondônia recebeu grande fluxo migratório, principalmente nos anos 70 e 80, mas até hoje milhares de famílias não conseguiram regularizar suas terras, e que existem hoje em Rondônia 195 projetos de assentamentos, com 37 mil famílias assentadas em área de aproximadamente seis milhões de hectares. O Estado ainda tem 30 acampamentos, palcos de conflitos diários.
Segundo Acir, existem hoje em Rondônia 195 projetos de assentamentos, com 37 mil famílias assentadas em área de aproximadamente seis milhões de hectares, e que Rondônia ainda tem 30 acampamentos, palcos de conflitos diários. "Somente por meio de uma ação integrada dos governos federal, estadual e municipais será possível realizar de maneira adequada a regularização fundiária no Estado", argumentou.