Técnicos da Semusa participam de oficina primária
O secretário Municipal de Saúde de Porto Velho, Williames Pimentel, tem procurado cumprir as determinações do prefeito Roberto Sobrinho, especialmente na capacitação e qualificação de seus técnicos da área da saúde e, desta forma, técnicos de todas as áreas da saúde: (mulher, criança, idosos, mental e física) da Prefeitura de Porto Velho participaram do último dia de atividades da 4ª Oficina de Planificação de Atenção Primária da Saúde que aconteceu anteontem e ontem, no Rondon.
Segundo a doutora Ida Perea Monteiro, diretora da Maternidade Municipal Mãe Esperança, destas oficinas serão definidas a rede de assistência materna infantil de Porto Velho. “A rede de saúde materna está se estruturando e será exemplo para outros distritos que ainda não possuem”, disse a diretora.
Para Hokneide França coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde do Estado e Marta Duarte, diretora da Regionalização da Saúde, o município foi escolhido por conta das Unidades de Saúde e implantações de programas de saúde da Família (ESF), além de Hospitais de alta e média complexidade. “Estas oficinas contribuirão para a organização de uma rede de atenção a saúde em Porto Velho e demais municípios que fará a ligação, coordenação de todos os programas nesta área efetivando a parte de atenção primária à saúde. Isto irá refletir diretamente no atendimento real das necessidades do usuário”, explica Hokneide França.
A oficina é promovida pelo Conselho Nacional de Secretarias Estaduais (Conass) e a Gerência de Programas Estratégicos de Saúde (Gpes). Além dos técnicos municipais, participaram representantes de Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste e Guajará Mirim.