Semusa promove atividades em unidades de saúde
Após a Semana Nacional do Trânsito ter iniciado em Porto Velho com uma caminhada pela Paz no Trânsito no sábado, a secretaria municipal de Saúde promoveu nesta segunda-feira,dia 19, atividades de conscientização simultaneamente em cinco pontos da cidade. O secretário Municipal de Saúde de Porto Velho, Williames Pimentel afirmou à reportagem que o objetivo é alertar as pessoas sobre a importância de mais atenção e cautela entre os motoristas e pedestres. Em Porto Velho, os índices de acidentes na área urbana caíram 55,52% desde o início do lançamento da campanha “Trânsito Vivo: a Vida Pede Atenção”, realizada pela Prefeitura de Porto Velho em conjunto com o Governo do Estado.
Na Policlínica Rafael Vaz e Silva, servidores que atuam no SAE – Serviço de Assistência Especializada- montaram a tenda no pátio, em frente ao prédio. Uma maquete simulando o trânsito da Avenida Jorge Teixeira chamou a atenção dos usuários da policlínica. Com a ajuda de carrinhos e bonecos em miniatura, foram mostradas cenas de acidentes. “As pessoas ficam surpresas com a realidade, alguns se assustam ao ver os bonecos mutilados no asfalto”, salientou a diretora do SAE, Gisélia Lucena.
A equipe que prestou o atendimento na tenda, distribuindo panfletos informativos aos visitantes na Policlínica contou com a auxiliar de odontologia Sandra Azevedo, a zeladora tais Alencar e o auxiliar administrativo Charles Alves. Dentro do prédio, numa das salas da unidade, foram mostrados durante todo o dia filmes sobre a prevenção a acidentes. “São propagandas de conscientização, de com dois minutos de duração cada uma”, explicou Charles.
Além da Policlínica Rafael Vaz e Silva, outras quatro unidades de saúde promoveram alguma atividade pela paz no trânsito nesta segunda-feira: Caps/AD, Caps 2, Maternidade Mãe Esperança e Unidade São Francisco. Um profissional técnico do Ministério da Saúde circulou pelos locais indicados para acompanhar o trabalho de divulgação da campanha.Segundo a coordenadora municipal das doenças e agravos não transmissíveis, Régia Pacheco Martins, pequenas ações como esta promovida na Policlínica são de grande importância para a campanha Trânsito Vivo, que envolve setores da Prefeitura de Porto Velho e todo Governo do Estado. Além da Semusa, são parceiros nessa iniciativa a Agevisa, Detran, Companhia de Trânsito, Seduc, Semtran e Semed.
Pimentel disse que além das caminhadas, diversas outras atividades vêm sendo promovidas pela Paz no Trânsito, sempre dentro da campanha Trânsito Vivo, como dezenas de blitzes educativas nos cruzamentos considerados mais perigosos da cidade. Através da Funescola, a Prefeitura ofereceu esse mês uma capacitação para 82 agentes de trânsito. Especificamente para atividades ligadas à semana Nacional do Trânsito, foram feitas capacitações a servidores e alunos de cursos de enfermagem para que possam desenvolver palestras de conscientização nas escolas municipais e estaduais.
O prefeito Roberto Sobrinho autorizou esse mês a contratação de mais 40 novos agentes de trânsito. Além disso, campanhas educativas estão sendo veiculadas em todas as mídias.
Na semana passada, até mesmo uma oficina sobre teatro de bonecos foi promovida com agentes de saúde, para que possam incrementar o trabalho de divulgar a campanha nas escolas numa linguagem alternativa.
Além disso, a Semusa segue articulando com os demais parceiros da campanha a construção do Plano Decenal de Redução da Mortalidade por Pacientes de Trânsito, uma série e ações que estão sendo desenvolvidas para se combater a violência no trânsito que seguem uma determinação da Organização Panamericana de Saúde (OPAS).
O secretário Pimentel garantiu que a programação da Semana Nacional de Trânsito em Porto Velho seguiu nesta terça-feira com palestras sobre educação de trânsito para estudantes das séries iniciais, em diversas escolas municipais e estaduais da Capital. Nesta quarta-feira, haverá pit stops com estudantes para a correta utilização das faixas de segurança. As atividades seguem até domingo.