Suas Notícias
ÍNDICE


COLUNISTAS
Jussara Gottlieb
Social
Cândido Ocampo
Auditoria no novo Código
Kátia Alves
Pragas urbanas
Wilson Santos
Trânsito Brasil
Marcelinho
Blog do Marcelinho
Pedro Marinho
Blog do Pedro Marinho
Turismo
Publicada em 30/08/2011 às 08h08
Ex-assaltante vira guia de turismo em morro do Rio

Nascido e criado na favela Santa Marta, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, Gilson da Silva trabalha há oito anos como guia turístico e na produção de eventos na comunidade. Uma grande mudança para quem, há 15 anos, foi preso depois de participar de um assalto a uma loja de material de construção.

“Eu consegui fugir, mas um segurança de outra loja conseguiu me pegar, algumas ruas depois”, conta ele. “Em seguida, chegou o policial que me perseguiu e outros dois em uma viatura". Um deles, conta Gilson, o baleou na perna.

Condenado a cinco anos e quatro meses de prisão, o guia, conhecido como Gilson Fumaça, ganhou o benefício do regime semiaberto em dois anos, e mais tarde a liberdade condicional. Quando foi libertado, ele conta que teve muita dificuldade em conseguir emprego: “além do preconceito por eu morar no morro, ainda havia o preconceito contra ex-presidiários”.

Gilson Fumaça posa na cabine onde ficam os guias que passeiam com turistas na Santa Marta (Foto: Bernardo Tabak/G1)Gilson Fumaça posa na cabine onde ficam os guias que passeiam com turistas na Santa Marta (Foto: Bernardo Tabak/G1)

Depois de fazer cursos de informática e inglês, Gilson foi trabalhar como vendedor de planos odontológicos e, depois, como monitor na Santa Marta, até ser promovido a coordenador do Programa Vida Nova, do governo estadual, realizado em várias favelas do Rio. Agora, aos 33 anos, está se formando em um curso de guia de turismo.

“Vou poder guiar excursões regionais, nacionais e pela América do Sul”, conta. “Assim que me formar, vou me formalizar”, comemora.

Pacificação
A Favela Santa Marta foi a primeira a receber o projeto da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), do governo estadual, em 19 de dezembro de 2008. A comunidade, que já era bastante visitada por turistas depois de ter sido cenário de do clipe “They don’t care about us”, do cantor Michael Jackson, é cada dia mais frequentada por gente de fora.

“A comunidade não é mais nossa. É da cidade, do mundo. É possível encontrar no barbeiro pessoas de outros continentes”, ressalta o presidente da Associação de Moradores do Morro Santa Marta, José Mário Hilário dos Santos, o Zé Mário. “As pessoas estão vindo passear, curtir o pagode, o samba na favela”, complementa.

E Gilson Fumaça também lucra com o samba. Ele também é uma dos organizadores da festa “Pôr do Santa – Cerveja, Feijoada e Samba”, realizada todo primeiro sábado do mês e que, segundo ele, recebe mais de 300 pessoas por evento - muitas “do asfalto” -, e até algumas celebridades. “O ator do filme ‘Facebook’ veio na festa”, conta, referindo-se a Jesse Eisenberg, que interpreta Mark Zuckerberg, criador do Facebook, no filme “A rede social”. “Para o turismo e para os eventos na comunidade, a UPP ajudou muito mesmo”, diz.

No muro conhecido com 'Cerquinha', Bonfim mostra o visual que os olheiros do tráfico tinham (Foto: Bernardo Tabak/G1)No muro conhecido como 'Cerquinha', Bonfim
mostra o visual que os olheiros do tráfico tinham
(Foto: Bernardo Tabak/G1)

Ponto de olheiros do tráfico assustava clientes de restaurante
A pacificação também permitiu que o Restaurante do Zequinha, no alto da Santa Marta, continuasse existindo. “A gente estava no meio do inferno, quando chegou a UPP”, recorda José Bonfim Carlos, dono do local. O restaurante fica em uma localidade conhecida como “Cerquinha”, onde existe um muro que dava abrigo para os traficantes vigiarem a movimentação dos policiais nas entradas da favela, no asfalto. “Agora, numa hora dessas, teriam uns 20 bandidos por aqui. Uns cheiravam, outros fumavam”, conta Bonfim à reportagem do G1, que chegou ao local por volta das 15h.

“Eu vi gente morrer ao lado do meu restaurante, em confrontos entre polícia e bandidos”, diz. “Além disso, muitos traficantes me davam calote. Eles fingiam falar no rádio e simulavam uma situação de perigo, para saírem correndo sem pagar a conta”, recorda. “Hoje, vem muito, mas muito estrangeiro. O meu faturamento praticamente dobrou”.

Bonfim agora tem planos, depois de mais de dez anos, para formalizar o Bar do Zequinha. “Antes, a visão era essa: ninguém faz nada, então por que só eu vou fazer? Não tinha incentivos, nem fiscalização. Agora, quero me formalizar, ter meu CNPJ. Isso vai me dar mais moral. As pessoas vão me olhar com outros olhos, e vou poder colocar máquina de cartão de crédito e de débito”, conclui.

“Na parte baixa da comunidade, todos os estabelecimentos têm máquina de cartão de crédito e débito”, ressalta Zé Mário. “Hoje, pelo menos 90% do comércio tem alvará”, acrescenta o presidente da associação de moradores. “Ainda não tem muito artesanato produzido dentro da favela. Por conta do turismo, acho que é um setor que pode crescer”, diz.

Migrante cearense, Bonfim trabalhou por 16 anos como cozinheiro em um hotel no Centro do Rio, onde também morava. Depois de conhecer a atual esposa, resolveu se mudar com ela para a Santa Marta, em 2000. “O lugar mais barato para comprar uma casa era na Cerquinha. Comprei, praticamente, só com as colunas, mas sempre acreditei que, ao construir o restaurante, conseguiria ganhar mais do que o salário que recebia no hotel”, conta. No bar, só trabalham Bonfim e a mulher.

Dona de três negócios torna-se presidente da Associação Comercial
Com apenas o Ensino Fundamental concluído, e trabalhando desde os 13 anos, aos 21 Andréia Miranda decidiu que não queria mais receber ordens. “Meu último emprego, como empacotadora em um mercado, me marcou muito negativamente. Uma cliente reclamou comigo, gritando que eu não sabia empacotar direito”, conta ela. “Não nasci para isso. Não nasci para trabalhar para ninguém”, acrescenta. No mesmo ano, em 2002, Andréia abriu o Boteco da Tiana, na Santa Marta.

Andréia Miranda mostra uma das camisas mais vendidas, com a foto de Michael Jackson em uma das vielas da Santa Marta (Foto: Bernardo Tabak/G1)Andréia Miranda mostra uma das camisas mais vendidas, com a foto de Michael Jackson em uma das vielas da Santa Marta (Foto: Bernardo Tabak/G1)

Um ano antes da chegada da UPP, montou uma barraca de salgadinhos, em uma praça na entrada da favela. E, há cerca de um ano, com o crescente movimento de turistas, teve a ideia de fazer as camisas estampadas. Inscrita como microempreendedora individual (MEI), Andréia tem consciência de que os negócios vão expandir, e já está providenciando a mudança para, em 2012, tirar o alvará pelo programa Simples.

Meninos soltam pipa em uma das escadarias da Santa Marta (Foto: Bernardo Tabak/G1)Meninos soltam pipa em uma das escadarias da
Santa Marta (Foto: Bernardo Tabak/G1)

Andréia demorou anos até conseguir se legalizar. Ela explica que, por nunca ter tido um Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) cadastrado, não conseguia tirar um alvará. “Mas, sem formalizar, você é invisível. As pessoas não acreditam em você”, conta ela, destacando ainda o preconceito que existe contra os moradores de favelas. “As pessoas acham que aqui só tem ladrão”, emenda. Hoje, a empreendedora comemora o fato de ter máquina de cartões de crédito e débito e poder negociar melhores preços com fornecedores. “Não sou mais invisível”, exalta ela, que vende cerca de cem camisas por mês e conseguiu até quitar a casa que comprou com os lucros obtidos.

Administrando tantos negócios, hoje, Andréia é a presidente da Associação Comercial da Santa Marta. “A responsabilidade é grande, mas é importante estar lutando pela comunidade”, ressalta. Uma das reclamações dela é contra o valor de alguns impostos e a restrição de crédito por parte dos bancos. “Estou tentando abrir um albergue no morro, mas está uma luta para conseguir recursos. Só que não vou desistir”, planeja.

MAIS NOTÍCIAS
29/08/2017Festival de Fortaleza do Abunã esgotam vagas
18/07/2017Festival de Praia em Fortaleza do Abunã
07/04/2017Mariana pede recursos para turismo em Rondônia
25/03/2017EFMM pode ser reativada até Santo Antônio
15/03/2017Acervo da EFMMé removido para o complexo da ferrovia
20/07/2015Mariana aprova duas emendas para o turismo em RO
16/02/2015Júlio Olivar, desde 2011enganando ao governador
14/10/2014OAB/RO divulgará turismo de Rondônia em evento no RJ
04/09/2014Fortaleza do Abunã se prepara para receber turistas
18/08/2014Ex-presidente da Eslováquia visita Setur
06/07/2014Turismo vai recebe R$ 6 milhões em investimentos
23/06/2014Turismo em RO cresce com a pesca esportiva
16/06/2014Turismo de Rondônia ganha destaque em revista
14/05/2014Rondônia Rural Show apresentará potencial turístico
21/02/2014Projeto turístico da Nova Vila de Teotônio
19/02/2014Governo lança projeto de turismo na Vila de Teotônio
28/01/2014"Rondônia é Mais" terá premiação no Teotônio
18/01/2014Governo e Fimca farão turismo na Vila de Teotônio
07/01/2014Governo quer fortalecer o turismo em RO
11/12/2013Governo vai inaugurar Casa do Turista na Capital
27/11/2013Táxis serão plotados com imagens da cidade
19/11/2013Parceria garante cursos grátis na área do turismo
24/09/2013Festioval de Praia de Fortaleza do Abunã é sucesso
31/08/2013Governo levará Rondônia para os turistas das américa
18/08/2013Confúcio estará na Feira de Turismo das Américas
22/07/20132º Fest Férias será na região do Lago Cuniã
04/06/2013Centro de atendimento ao turista tem parceria
09/05/2013Governo movimenta setor turístico e econômico de GM
05/05/2013Governo reativará Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
26/04/201314º Festival de Praia de Fortaleza do Abunã
26/03/2013Porto Velho na Terceira Expedição Interoceânica
26/03/2013Governo negocia novos para aeroportos do Estado
21/03/2013III Expedição Interoceânica é lançada em Porto Velho
18/03/2013Turismo e cultura são temas de encontro na Capítal
01/03/2013Ministério do Turismo e Setur debatem ações de 2013
20/02/2013Semdestur debate turismo em Porto Velho
15/02/2013Feira do Sol ganha novo espaço na EFMM
01/02/2013I Fórum de Negócios Turísticos de Porto Velho
28/12/2012Expedição Interoceânica à República do Peru
18/12/2012Governo e Fecomércio em defesa da EFMM
28/11/2012Homem de 81 anos vive no aeroporto Tom Jobim
27/11/20122ª Expedição Interoceânica cruza o Peru
09/11/2012Setur investe na infraestrutura do turismo
09/11/2012Peruanos contribuem para resgate histórico da EFMM
09/11/2012Confúcio entrega Museu de Guajará-Mirim todo reformado
31/10/2012BB concede linha de crédito para fomentar turismo
30/10/2012Porto Velho divulgado em nível nacional
07/09/2012Barco com 40 pessoas naufraga em Manaus
04/09/2012Setur incentiva cadastro de empresas e serviços
03/09/2012Vila Nova de Teotônio preparada para receber turista
03/09/2012Estrada de Pimenteiras é recuperada para festival
03/09/2012Bispos visitam UHE Santo Antônio
17/08/2012Entorno da Igreja de Santo Antônio será urbanizado
04/08/2012José Augusto vê EFMM como ponte para o turismo
01/08/2012Lançado pacote de turismo de Porto Velho
26/07/2012Pacote turístico será lançado na segunda-feira
25/07/2012Projeto “Pacote Turístico 48 horas” será lançado
19/07/2012Suruí e Parintintin lançam projeto de Ecoturismo
03/07/2012Grupo Gestor de Turismo decide plano municipal
28/06/2012Turismo internacional é debatido em Rondônia
27/06/2012Setur abre seminário de turismo nesta quinta-feira
19/06/2012Porto Velho ganha prêmio nacional no setor turístico
14/06/2012Semes participa de II Seminário de Esportes e Turismo
11/06/2012Setur discute criação do Conselho de Turismo
10/06/2012Diretor de Turismo é investigado
06/06/2012Embratur estará em evento de turismo na Capital
03/06/2012Brasileira desaparece em cruzeiro
19/05/2012"Ponte reciclável é atração turística em Campina Grande
18/05/2012Rondônia no roteiro turístico internacional
16/05/2012Confúcio é o 1º governador a visitar aldeia Karitiana
13/05/2012Cheia atrai turistas estrangeiros para Manaus
16/04/2012Coordenadoria Municipal lança pacote de turismo
27/03/2012Governo discute implantação de rota de turismo
10/03/2012Santo Antônio Energia vai fazer obras no entorno de igreja
06/03/2012Equipe da Setur visita obras do museu de Guajará
24/02/2012Setur realiza limpeza na estrada de ferro
13/02/2012Divulgação de potenciais turísticos de Rondônia
22/11/2011Setur discute turismo com prefeitos
07/09/2011Festival de Pimenteiras supera expectativa
30/08/2011Ex-assaltante vira guia de turismo em morro do Rio
30/08/2011Festival de Praia de Pimenteiras começa dia 1º
17/08/2011Museu da EFMM é destaque na Agenda Cultural
09/08/2011Corruptos usam empresas de fachada no MTur
09/08/2011Criado Centro de Informação Turística de Ouro Preto
11/07/2011Semdestur articula encontro de turismo na Capital
10/07/2011PF diz que empresa vendia sexo na Amazônia
20/06/2011Agnaldo Nepomuceno assume Semdestur
16/05/2011Mostra de objetos históricos
10/05/2011Semana do Museu terá mostra da EFMM
09/05/2011Recuperação da EFMM em nova fase
09/05/2011Casarão dos ingleses é reformado
21/03/2011Obana deixa o Brasil e segue para o Chile
20/03/2011Obama chega ao Rio e os cariocas não puderam vê-lo
16/03/2011Cidade de Deus vive expectativa da visita de Obama
15/03/2011Brasil e EUA podem acabar com visto para turismo
02/03/2011Gestur debate turismo e carnaval
18/02/2011Consul do Japão em Manaus visita Confúcio
16/02/2011São Lucas realiza workshop sobre liderança
15/02/2011Ações para aumentar competitividade do turismo
01/02/2011Navio turístico encalha na Antártida com 115 pessoas
22/01/2011Embarcação com 60 turistas afunda em Angra dos Reis
17/01/2011Crocodilo ataca filhote de leão e virá prato do dia
17/01/2011Crocodilo ataca filhote de leão e virá prato do dia
13/01/2011Turistas são atendidos no aeroporto "Jorge Teixeira"
15/12/2010Porto Velho ganha Centro de Atendimento ao Turista
15/12/2010Prefeitura reúne hoje os empresários da Ecosol
15/12/2010Aeroporto terá Centro de Atendimento ao Turista
08/12/2010BC mantém taxa de juros em 10,75%
07/12/2010Transporte escolar garantido em Porto Velho
29/11/2010Acadêmicos farão diagnóstico do turismo na Capital
24/11/2010Semdestur capacita atendentes de turismo
17/11/2010São Lucas reúne empresários da hotelaria
17/11/2010Primeira fase das obras de restauração da EFMM
09/11/2010Prefeitura entrega quiosques no Cai N´Água
09/11/2010Empresários comemoram crescimento do turismo
08/11/2010Semdestur discute Plano Municipal de Turismo
28/10/2010Turista portuguesa morre em acidente de Buggy no CE
21/10/2010Festival de Praia de Fortaleza do Abunã começa amanhã
08/10/2010Oficina sobre turismo é aberta dia 14
05/10/2010Festival de Praia de Fortaleza do Abunã é adiado
03/10/2010Queda de avião mata 6 turistas no Peru
01/10/2010Reforma da EFMM quase pronta na 1ª fase
18/09/2010Sítio arqueológico encontrado na selva peruana
14/09/2010Garçon destina meio milhão de Reais para Minas
09/09/2010Aneel dá 24 horas para religação de energia
07/09/2010Semdestur entrega guia turístico de bolso da Capital
23/08/2010Pesquisadora da FGV coordenará pesquisa em turismo
30/07/2010FGV avalia cadeia turística de Porto Velho
30/07/2010Turista cai do 5º andar de um hotel em Fortaleza
27/07/2010Ministério do Turismo insere Porto Velho em plano
22/07/2010Porto Velho é destaque na mídia nacional de turismo
14/07/2010Defeito em banheiros cancela voo da Air France
11/07/2010Turismo vai crescer o dobro da economia brasileira
01/07/2010Lançados Guia Gastronômico & Turístico
29/06/2010Guia gastronômico de Porto Velho será lançado
29/06/2010Prefeitura agradece a empresas por apoio ao turismo
22/06/2010Porto Velho busca turistas na Região Norte
18/06/2010Sobrinho participa de reunião com Marinha em Manaus
17/06/2010Prefeitura presente na Conaes em Brasília
08/06/2010Museu de Guajará será recuperado pelo Estado
30/05/2010Cemitério não permitirá visita a Michel Jackson
30/05/2010Estátua do Cristo Redentor causa discussão
27/05/2010Rondônia presente no 5º Salão de Turismo
27/05/2010São Lucas participa do Salão do Turismo em SP
26/05/2010Prêmio Miguel de Souza será entregue sexta-feira
24/05/2010Valor do visto para EUA aumenta em junho
18/05/2010Fimca e prefeitura assinam convênio para turismo
17/05/2010Avião que viajava Glória Perez causa pane
13/05/2010Voluntários mirins realizam pit stop em Cabixi
01/05/2010Prefeito promete revitalizar a EFMM
30/04/2010Jardim dos Milagres terá complexo de lazer
30/04/2010Santo Antônio Energia apoia Dia do Ferroviário
10/04/2010Vera Bianchini fala do turismo em Cacoal
06/04/2010Globo Repórter vai mostrar Brunei
02/04/2010Star Peru não atenderá Rondônia com seus vôos


WWW.SUASNOTICIAS.COM.BR
© 2010 - Todos os direitos reservados a SUASNOTICIAS