Dentre as ações, foram verificados os preços nas bombas de combustíveis, álcool, gasolina e óleo diesel, bem como se as informações de preços havia divergência entre esses valores divulgados com os valores praticados nas bombas, ou até mesmo ausência dessas informações nas mesmas, solicitação de documentos, como notas fiscais de entrada, CNPJ, inscrição estadual, e informações sobre as formas de pagamentos no cartão de crédito, débito, cheques e dinheiro em espécie.
De acordo com o gerente geral do Procon, Rui Costa, “o trabalho rotineiro e contínuo das ações de fiscalização, tem como finalidade principal coibir as práticas abusivas contra o consumidor de Rondônia”.
A fiscalização do Procon percorrerá todo o estado e nos diversos segmentos comerciais e de prestação de serviços, onde há relação de consumo, como bancos, postos de combustíveis, supermercados, farmácias, escolas, dentre outros.
Orientações
O Procon alerta aos consumidores a ficarem atentos na hora de adquirir produtos em postos de combustíveis, como forma de resguardar seus direitos enquanto consumidor. Neste sentido, quando há dúvida sobre a qualidade do produto, bem como a litragem ou identificar abusividade no preço, é direito do consumidor, previamente, solicitar análise do combustível ou denunciar aos órgãos de defesa.
O cupom fiscal ou nota fiscal devem ser exigidos não somente para comprovar a compra, bem como numa eventual necessidade de abertura de reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor.
Reclamações
O Procon disponibiliza canais de atendimento direto ao consumidor. Em caso de denúncia, o consumidor pode acionar o telefone 151. Para atendimento pessoal, os consumidores podem procurar o balcão nos seguintes endereços: Porto Velho, localizado na avenida Sete de Setembro, no Shopping Cidadão, telefone 3216 – 1018/1026; em Ariquemes, avenida Tancredo Neves, 2719, setor 3, fone 3536 1128-3071; Ji-Paraná, a rua Martins Costa, nº 249, bairro Jotão, no 2º distrito, fone 34238833; em Rolim de Moura, a avenida 25 de Agosto, nº 5115, centro, fone 3442-9016 e em Vilhena, avenida Celso Mazutti, nº5147, centro, fone, 33224941/3110/7106.
WWW.SUASNOTICIAS.COM.BR
© 2010 - Todos os direitos reservados a SUASNOTICIAS