Mais de quatro milhões de cabeças de bovinos e bubalinos com idade entre zero a vinte quatro meses foram vacinados na 30º Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa que iniciou dia 15 de abril e teve termino dia 16 maio, realizada pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – Idaron.
Desde 2003, quando o estado foi declarado área livre de febre aftosa pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal), a Idaron vem fazendo um trabalho de monitoramento e vigilância da circulação do vírus da doença em todas as áreas onde há criação de bovídeos.
De acordo com o Coordenador do Programa de Febre Aftosa da Idaron Márcio Alex Petró, depois do termino do período oficial para vacinação existe outra preocupação, os inadimplentes.
Depois dos proprietários vacinarem o seu gado, eles precisam declarar nas Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal – ULSAV’S, que estão instaladas em 82 pontos espalhados pelo estado de Rondônia e atualizar suas fichas de rebanho. Esse trabalho foi realizado até o dia 23 maio, a partir daí iremos conhecer os inadimplentes que não vacinaram ou não declaram seus rebanhos, pois cada Unidade irá prestar um relatório aonde irão apontar esses produtores, explica o coordenador.
Os servidores da Idaron irão a campo em busca de cada um destes produtores, visando conhecer o motivo que os levou a não declarar seu gado vacinado ou a não realizar a vacinação. “Quem deixou de declarar o gado irá ser notificado conforme a Lei Estadual nº 982 de 06 de junho de 2001, pagando 2.5 UPF´s que equivale a cento e onze reais por propriedade”, afirma o Márcio. O coordenador do Programa de Febre Aftosa ressaltou ainda que, quem não vacinou o seu rebanho esse valor de cento e onze reais será cobrado por cabeça.
Para o presidente da Idaron, a adesão do produtor na campanha foi excepcional. “Os números, ainda parciais, demonstram uma participação de 99,67% de propriedades declaradas, ou seja, o produtor fez sua parte e comunicou a Idaron. O índice de inadimplentes baixíssimo, a consciência e comprometimento do nosso produtor com a campanha é reconhecido nacionalmente. Outro fator importante é o comprometimento dos técnicos do órgão, que não medem esforços para o sucesso do trabalho”, enfatizou o presidente Marcelo Henrique.
A Segunda etapa da campanha de Vacinação Contra Aftosa irá ocorrer entre 15 de outubro a 15 de novembro, aonde serão vacinados todos os bovinos e bubalinos.
WWW.SUASNOTICIAS.COM.BR
© 2010 - Todos os direitos reservados a SUASNOTICIAS